História
A Katoen Natie foi fundada em 1854 por quatro sócios atuantes.
A sua primeira atividade consistiu no recebimento de algodão. No porto, um navio era descarregado pelo capitão e sua tripulação, ajudados por estivadores recrutados localmente. Uma vez que o guindaste depositava as mercadorias no cais, essas eram recebidas pelos membros do grupo, comissionados pelo comprador do material. No seu início, a Katoen Natie (Nação de Algodão) trabalhava para a indústria de processamento de algodão, que recebia os fardos, os armazenavam, pesavam, colhiam amostras e os distribuíam.
Diversificação
A Katoen Natie rapidamente diversificou seu conjunto de serviços. Começou a trabalhar com o recebimento de outros produtos: juta, café, ferro, aço, frutas, tomates, etc. Nos anos após a Segunda Guerra Mundial, a organização iniciou novas atividades: armazenamento em instalações próprias, transporte, expedição e declaração aduaneira.
Molhando os pés
Em 1986, a Katoen Natie adquiriu a Seaport Terminals, uma grande empresa de estiva da Antuérpia, especializada em carga geral e contêineres, dando início ao seu trabalho marítimo. A aquisição dessa primeira empresa de estiva, foi seguida pela aquisição de outras quinze, e todas foram integradas na empresa matriz Seaport Terminals.
Especialização
Nos anos 90, serviços especializados para as indústrias petroquímica, química, de automóveis e de distribuição foram incorporados.
Internacionalização
Em 1995, a Katoen Natie, pela primeira vez investiu no exterior, em uma filial em Sarralbe (França). Após Sarralbe, investimentos no exterior foram expandidos rapidamente, com representação em todos os cantos do mundo. A Katoen Natie, agora, está presente no mercado mundial.
Unidades Operacionais
Em 2000, as atividades foram divididas em unidades de negócios voltadas para o segmento dos clientes.
Katoen Natie atualmente
Hoje, a Katoen Natie é um operador Mundial de Logística de valor agregado e soluções de engenharia aplicada.